terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pesquisadores descobrem curioso dinossauro com corcova.

Alguns dinossauros tinham penas, outros, garras retráteis ou características únicas. Mas uma espécie recém-descrita é a primeira a ter uma corcova diferenciada. 
Os terópodes de 6 metros de comprimento e conhecidos como Concavenator corcovatus extintos no atual território da Espanha há cerca de 125 milhões de anos. Ao contrário da corcova gorda de camelos, esse dinossauro carnívoro tinha a sua feita de osso sólido. E, como uma sutil característica, as vértebras XI e XII eram cinco vezes mais altas que o topo do restante das parcelas centrais.
“O esqueleto fossilizado está quase completo e bastante preservado”, revelam os pesquisadores e autores da descrição, publicada on-line em 8 de setembro Nature. Foi tão bem conservado ao longo do tempo que a equipe, liderada por Francisco Ortega, da Universidade Nacional de Educação a Distância em Madri, também encontrou evidências de folículos no antebraço do animal, indicação de que teria ostentado pelo menos algumas penas ou outros elementos salientes.
Outros dinossauros tinham elevações pronunciadas em sua espinha, em forma de picos, como o Stegosaurus sp, o que poderia ter sido usado para dimorfismo, armazenamento de gordura ou controle de temperatura.
por Katherine Harmon
http://www2.uol.com.br/sciam/ 

Gêmeos de placentas diferentes identicos.

Os gêmeos Fraternais
Os gêmeos Fraternais são dizigóticos, isto é, vêm de dois ovos diferentes, cada um fertilizados por um espermatozoide diferente.
Esse meio compartilham de somente 50% de seu DNA, bem como todos os irmãos restantes. Podem ser os mesmos ou os sexos opostos.

Gêmeos da imagem de espelho.

Aproximadamente 25% de gêmeos idênticos são gêmeos da imagem de espelho.
Seu cabelo cai em sentidos opostos, têm impressões digitais da imagem de espelho e se um é destro, os outro é canhoto.

Biólogos podem, dependendo de sua formação, atuar nas mais diferentes áreas, sendo que são pelo menos 50 as áreas de atuação do Biólogo. Mesmo assim, muitas vezes os Biólogos têm dificuldades de ingressar no mercado trabalhando nessas áreas, pois muitas delas não são exclusivas da profissão. Isso se deve ao fato de que a profissão de Biólogo, bem como a de Biomédico, sua profissão irmã, foi regulamentada no Brasil pela Lei número 6.684 de 3 de setembro de 1979, ou seja, é uma profissão que existe, formalmente, há relativamente pouco tempo, e cujas atribuições pertenciam antes a agrônomos, médicos, farmacêuticos.

Devido à profissão ter sido regulamentada em um 3 de setembro, instituiu-se este o Dia do Biólogo. Convém aqui lembrar que os professores de Biologia, portadores de diploma universitário, também são Biólogos que exercem a profissão de educador.