domingo, 26 de setembro de 2010

Cientistas identificam genes responsáveis pela asma


Cientistas europeus identificaram genes que tornam as pessoas mais propensas a desenvolverem asma. Especialistas de Londres, Paris, Munique e Oxford juntaram-se, num grupo de trabalho intitulado GABRIEL, para analisar os genes de 10 635 asmáticos e compará-los com os de 16 110 pessoas saudáveis.

A investigação, publicada no Cientistas europeus identificaram genes que tornam as pessoas mais propensas a desenvolverem asma. Especialistas de Londres, Paris, Munique e Oxford juntaram-se, num grupo de trabalho intitulado GABRIEL, para analisar os genes de 10 635 asmáticos e compará-los com os de 16 110 pessoas saudáveis.
A investigação, publicada no The New England Journal of Medicine, permitiu descobrir que, entre os genes identificados, o ORMDL3/GSDMB, presente em um terço da população infantil asmáticas, é o que exerce maior influência do desenvolvimento da asma. Nos adultos, este conjunto de genes exerce uma influência mais fraca nesta doença.
Os cientistas argumento que com estes novos dados vai ser possível abrir caminho ao desenvolvimento de tratamentos mais eficazes contra a doença respiratória.
A mesma equipe de investigação analisou ainda os genes que controlam os anticorpos associados às alergias e descobriu que os tais genes exercessem pouca influência no aparecimento da asma.
Foi ainda descrito que os genes com esta patologia influenciam os níveis de anticorpos, isto significa que as alergias, muitas vezes associadas à asma, poderão ser uma consequência e não a causa da doença. 

Texto adaptado de: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=45228&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário