terça-feira, 5 de outubro de 2010

Argentinos desenvolvem vacina mais barata contra HPV.


Cientistas argentinos desenvolveram uma vacina mais barata que age contra o vírus do papiloma humano (HPV), principal causador de câncer no colo do útero.

A invenção, que já foi testada em ratos, provavelmente estará disponível daqui a dois ou três anos, pois ainda será testada em seres humanos, explica o diretor do Laboratório de Estrutura, Função e Engenharia de Proteínas da Fundação Instituto Leloir de Buenos Aires, Gonzalo Prat Gay.

A expectativa dos pesquisadores é que o preço da vacina fique abaixo do cobrado em países como Estados Unidos e Inglaterra.

“A incidência de câncer no colo do útero se quintuplica nos países em desenvolvimento ou nas zonas marginais. É muito difícil que o preço de uma vacina caia, mas a existência de novas vacinas podem fazer com que as outras reduzam seu preço”, destacou Prat Gay.

Anualmente, 2.000 mulheres são vítimas de câncer de colo do útero na Argentina. A doença está entre as dez principais causas de morte na América do Sul. 


Texto adaptado de:http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/809544-argentinos-desenvolvem-vacina-mais-barata-contra-hpv.shtml

Sem comentários:

Enviar um comentário