quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pesquisadores divulgam registro de bebê brontossauro corredor

Moeda é colocada na pegada do bebê dinossauro encontrada nos EUA; animal tinha tamanho equivalente ao cachorro pub.

Pegadas de um bebê dinoussauro feitas há 148 milhões de anos foram encontradas próximas à cidade de Morrison, no Colorado (EUA). De acordo com cientistas, o animal seria do tamanho de um cachorro pequeno, como o pug, e provavelmente estaria correndo. 

O diretor do Museu de História Natural Morrison, Matthew Mossbrucker, pesquisador do grupo responsável pela descoberta, afirma que as marcas fósseis são de dois saurópodes (dinossauros herbívoros gigantes, de pescoço longo e conhecidos como brontossauros). Um deles seria um adulto e possivelmente pai ou mãe do bebê dinossauro. 

As pegadas feitas pelo bebê eram do tamanho de uma caneca e, para a surpresa dos pesquisadores, seriam apenas de patas traseiras --as marcas adultas mostram as patas dianteiras. 

Segundo Mossbrucker, é possível que, enquanto o dinossauro corria, as patas traseiras tenham apagado a marca deixada pelas dianteiras ou talvez ele andasse só sobre as patas de trás. 

"Nós nos questionamos há mais de um século se saurópodes podiam ficar em pé nas patas traseiras", disse Mossbrucker. "Aparentemente eles podem, e os jovens conseguem até correr." 

Estudos estão a caminho para entender a biomecânica do saurópode de Morrison e como a aparência de um bebê saurópode corredor pode parecer. 

A descoberta foi anunciada no encontro anual da Sociedade de Geologia Americana, em Denver, também no Colorado. 

Texto adaptado de:http://www1.folha.uol.com.br/ciencia

Sem comentários:

Enviar um comentário